Categorias
Educação

Educação Inclusiva

Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva se constitui por um conjunto de ações e políticas que buscam garantir que os espaços escolares e os processos de ensino-aprendizagem atendam a todas as crianças. Ações e políticas estas que garantem que crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação tenham seus tempos e processos respeitados e não sejam apartadas das demais. O Decreto 10.502/2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial, representa o retorno das Escolas Especiais (ou Especializadas) para o atendimento específico dessas crianças e adolescentes. É uma política segregacionista e eugenista, que representa um retrocesso de mais de 30 anos nas ações em defesa das pessoas com deficiência. Implica na desobrigação do desenho universal e inclusivo na rede regular de ensino, permite que os profissionais que trabalham especificamente com as questões da deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação se aglutinem nas escolas especializadas e deixem os espaços escolares regulares. É papel de todes lutar contra mais este golpe contra a pluralidade e contra o respeito às singularidades. Essa pauta também é nossa e não por acaso o capacitismo é um dos temos do nosso seminário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *